Sunday, January 08, 2006

Saudosista

Sinto que o futebol perdeu um certo encanto que havia; talvez esse coisa dos superastros, gente demais indo embora, ou talvez porque o esporte tenha perdido todo o seu aspecto amador - no sentido restrito da palavra. Hoje o esporte é um grande negócio em que o dinheiro é quem manda, constrói os vencedores.

Está certo, todos querem ganhar, isso é uma verdade incontestável, também não acredito que os corintianos de hoje fiquem se questionando sobre a origem dos recursos que transformaram o time num vencedor; mas de certa forma acho que deviam, porque não possuem a rigor um time, possuem uma empresa, que seguirá de vento em popa até o dia que os investidores resolverem se retirar. E depois?

Sei que é saudosismo de minha parte querer um certo "amadorismo" num ambiente totalmente profissionalizado como o do futebol dos dias de hoje. Nem se trata de aceitar ou não, porque não há esta opção, mas não há como não registrar que o esporte perdeu a sua magia, o seu encanto. Torcer para uma empresa não é a mesma coisa, nem tem o mesmo sabor.

No comments: