Tuesday, April 04, 2006

Os Paulos

Dois Paulos, um Paulo vero, um Paulo falso, não na suas essências de Paulos, mas naquilo que afirmam. Um Paulo que diz a verdade e outro que mente. Qual dos Paulos? Quem é quem? Fiquei analisando os dois Paulos, o que dizia um, o que dizia o outro. Tentando não me deixar influenciar por idéias pre-concebidas que pudesse ter. Ouvindo os Paulos descobri que sabia pouco sobre ambos, sobre a história dos dois. Acredito, depois de ouvi-los ter descoberto algumas coisas.

A história do partido dos trabalhadores foi feita pelos dois Paulos. Um Paulo que "meteu a mão na massa", e um Paulo que sempre soube aonde meter a mão, até porque se diz que macaco velho não mete a mão em cumbuca. O Paulo da massa, pagou a sua conta, esteve preso durante cinco anos e meio durante a ditadura militar. O Paulo esperto não, o Paulo esperto não acumulou anos de prisão, acumulou cargos e ganhos que o partido podia oferecer. Um deu muito e o outro retirou muito do partido.

O Paulo "autêntico" quis ser mais realista que o rei, descobriu as falcatruas do rei, deveria saber "até que ponto poderia ir". O Paulo esperto sempre esteve ao lado do rei. O Paulo "autêntico" não ouviu o Paulo esperto, não foi esperto, quis ser o que sempre foi: autêntico. Pagou o preço: nomearam uma comissão da nomenklatura para eliminar o autêntico que sabia demais - um louco! - diziam eles.

Hoje os Paulos estão frente a frente. Um contando a sua verdade, o outro contando o seu sucesso. Um que queria desmascarar o rei - quanta deslealdade! -, o outro o que morre assumindo os pecados pelo rei - quanta lealdade! O rei? O rei está encastelado, mas com medo, com muito medo...

No comments: